Mudanças nas Regras de Aposentadoria e necessidade de preparação
A reforma da previdência social, publicada em novembro de 2019, introduziu uma série de mudanças significativas nas regras de aposentadoria para os trabalhadores brasileiros, afetando tanto o setor privado quanto o público. O objetivo da reforma foi adequar o sistema previdenciário à realidade demográfica e econômica do país.
Uma das principais mudanças é a idade mínima para aposentadoria, que agora é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Antes da reforma, as mulheres podiam se aposentar com 60 anos e os homens com 65, desde que cumprissem os requisitos de tempo de contribuição.
Outra mudança importante diz respeito às regras de transição, que permitem ao trabalhador que já estava próximo de se aposentar antes da reforma, mas não conseguiu reunir todos os requisitos necessários, se encaixar em uma ou mais regras de transição.
Se o trabalhador atendeu aos requisitos exigidos para a aposentadoria até 12/11/2019, ele tem direito adquirido e poderá se aposentar pelas regras antigas.
A reforma também trouxe mudanças no cálculo do valor da aposentadoria, que agora leva em conta a média de todas as contribuições feitas pelo trabalhador ao longo de sua vida, e não mais os 80% maiores salários de contribuição.
Portanto, é importante que os trabalhadores conheçam as mudanças trazidas pela reforma da previdência social para se prepararem adequadamente para a aposentadoria. Caso tenham dúvidas, é recomendado buscar um advogado especializado em direito previdenciário.
135 0 0
Deixe um comentário